]Vídeo Institucional X Vídeo Publicitário - Eis a questão!

Blog da Produtora Audiovisual Viralata

Aqui você encontra tudo sobre o mundo da produção audiovisual e mais

Vídeo institucional ou publicitário? Saiba a diferença!

Você quer fazer um vídeo para seu negócio e não sabe qual tipo produzir?!
Já se perguntou a diferença entre um vídeo publicitário e um vídeo institucional antes?!
Olha que maravilha: esse texto acaba de sair do forno para esclarecer essas e várias outras dúvidas!

 

Vídeo Institucional

 

Vídeos são peças importantes para qualquer empresa que pretende crescer ou se posicionar no mercado. Seus variados modelos de conteúdos podem parecer confusos mas compreendê-los fará toda a diferença para o seu negócio.

Preparados para sacar tudo sobre vídeos institucionais e publicitários?
Então vamos lá!

 

A importância do vídeo

O vídeo exerce papel fundamental no trabalho da divulgação para uma marca, serviço e diversas outras funcionalidades. Quando bem construído, ele pode alcançar públicos de dimensões grandiosas e distintas. Lembrado quando associado ao mundo da música, ele tem um papel cada vez mais importante para o mundo dos negócios.

Beneficiado com os avanços tecnológicos, o vídeo está sempre sendo vinculado às variadas plataformas digitais.  Sua intenção vem em transformar conteúdos em atrativos para o público.

De forma bem simples, o vídeo institucional tem o objetivo de fortalecer e posicionar uma marca. O vídeo publicitário tem a premissa de ajudar no oferecimento de um produto ou serviço. Assim, sendo beeem objetivos, tá?!

Inclusive, se a sua intenção for fortalecer a sua marca, sugerimos ler este artigo com mais atenção a partir de agora. Caso sua situação seja ofertar um produto ou serviço, não perca tempo: siga o texto direto para a sessão de publicidade mais abaixo!

 

Afinal, o que é o vídeo institucional?

Este tipo de vídeo pode ser usado no seu site para mostrar a sua capacidade de produção, seus valores e a sua visão. Ele é ótimo para quando você quiser apresentar sua empresa para um investidor.

O vídeo institucional é uma ótima forma de apresentar e promover a marca de uma maneira mais envolvente do que panfletos ou textos estáticos, por exemplo. Diferente dos demais outros tipos de vídeo, o institucional têm uma forma específica de comunicar sua mensagem. De acordo com o Diretor Executivo da produtora Olive Tree Filmes, Silas Oliveira, em entrevista à Universidade Metodotista de São Paulo, este tipo de vídeo é composto por 3 pilares:

  • Imagem
    Uma empresa deve assegurar de que as imagens captadas estejam de acordo com a mensagem que ela pretende transmitir, e que contenha em sua essência o próprio perfil da corporação.
  • Voz
    A utilização da narração complementa a imagem do que pretende ser transmitido. Uma narrativa traz maior proximidade e humanização da marca para o espectador.
  • Texto
    Os recursos textuais auxiliam na fixação da ideia de forma rápida e prática na memória do público.

Conhecendo e entendendo bem usar esses três pilares, muito provavelmente um bom vídeo institucional será feito. Juntos, estes três elementos fazem com que vídeo seja um instrumento valioso para prender a atenção do espectador.

Organizações dos mais variados setores procuram produtoras para a realização deste tipo de vídeo. A busca por produtoras vem pelo fato de elas terem equipes com experiência em criação e conhecimento o suficiente para transmitir a informação que você deseja da maneira mais clara e simples possível. Quando uma empresa segue o caminho contrário a este, ela corre  o sério risco de prejudicar a sua imagem.

 

Ok, mas o vídeo institucional é bom mesmo por que, hein?!

O vídeo institucional pode relembrar o cliente a capacidade de uma empresa. Caso fidelizados, estes clientes podem atrair novos e fazer com que seu produto ganhe muito mais prestígio aos olhos do público.

Este tipo de vídeo ainda pode ajudar a mostrar o posicionamento da empresa no mercado, assim como a tradição da organização, os seus valores, envolver o público com a causa e destacar seus diferenciais.

Vídeo Institucional

Um vídeo institucional bem elaborado demonstra que a empresa tem visão de crescimento, compromisso com o público, qualidade e alto nível de serviço. É uma ótima forma de mostrar onde quer chegar e quem deseja alcançar.

Agora melhor compreendido, ficou mais fácil entender se este tipo de vídeo se encaixa a suas necessidades, certo?! A partir de agora, vamos entender melhor a função dos vídeos publicitários.

 

Entendendo o vídeo publicitário

Precisa aumentar suas vendas? Fazer com que seus clientes entendam e descubram os seus produtos e serviços? Quer se tornar um líder do mercado? Então vamos agora colocar os seus produtos na mídia! Afinal, só se compra o que se conhece!

Vídeo Publicitário

Na publicidade, o vídeo tende a ser o mais rápido, curto e objetivo possível. Construído para rodar em 15 a 30 segundos, as informações nele tendem a capturar os espectadores nos primeiros segundos. Vídeos publicitários são uma maneira incrível de cativar o público em poucos instantes!

Um vídeo publicitário pode seguir caminhos que transitam entre “humor” ou algo mais “clássico”, sempre entendendo a abordagem que melhor adequa-se ao produto e ao cliente em questão.

 

Um modelo que cresce no Brasil

Por vezes vinculado a TV, o vídeo publicitário adequou-se ao mundo digital e hoje marca presença nas mais diversas plataformas online. Segundo dados  da Digital AdSpend 2017, do IAB (Interactive Advertising Bureau) Brasil em parceria com a comScore, o investimento em publicidade no meio digital brasileiro cresceu 26% em 2016, na comparação com o ano anterior, totalizando R$ 11,8 bilhões.

Para você ter uma noção, o investimento em mídia na web já é responsável por quase um terço das aplicações no mercado publicitário brasileiro. Em 2016 os vídeos receberam cerca de R$ 2,2 bilhões em investimentos, representando quase um quinto da publicidade digital no Brasil e recebendo o título como o formato publicitário que mais teve crescimento no ano, subindo cerca de 115%, segundo o IAB Brasil.

Seja pequeno ou grande negócio, investir na web pode ser uma tática extremamente inteligente para o alavancar das vendas. Quando direcionado ao seu público alvo, será possível evitar os desperdícios de mídia para veículos de comunicação de massa.

 

Interessante! Mas o vídeo publicitário é bom para mim por que?!

Este vídeo se destaca como a forma ideal caso sua vontade seja lançar uma campanha ou anunciar um produto. Seu objetivo trata-se em atingir um consumidor final, com imagem positiva sobre a marca ou produto que pretende ser anunciado.

Pronto!

De forma rápida e resumida, entendemos as especificidades e características entre o vídeo institucional e publicitário. Leia mais sobre vídeo institucional aqui.
Para o sucesso de seu investimento em vídeo é sempre bom estar a par do conteúdo que você pretende produzir. Analise, estude e invista corretamente para garantir o retorno desejado!

Precisa de exemplos?
Então clique em nossos canais de vídeos Publicitários e Institucionais e navegue assistindo nossos vídeos já produzidos!