]Animação Digital: você sabe no que ela pode ser utilizada?

Blog da Produtora Audiovisual Viralata

Aqui você encontra tudo sobre o mundo da produção audiovisual e mais

Animação Digital

Animação Digital e no que ela pode ser usada!

A animação digital tem sido utilizada cada vez mais em diversas áreas, do entretenimento à educação. É possível encontrá-la em filmes, séries, jogos, aplicativos mobiles e nos mais diversos lugares. Mas e você, já pensou ou pensa em usar a animação digital para criar um incrível vídeo para sua marca?! Caso sim, este texto acaba de sair para tirar todas as suas dúvidas sobre este assunto.

Acompanhe a tendência publicitária brasileira e veja como essa técnica audiovisual pode vir a fazer toda a diferença em sua comunicação.

Neste texto você irá ler sobre:

– O significado de animação digital
– No que ela pode ser utilizada
– O mercado brasileiro e a valorização desta arte
– A história da animação digital

O que é uma animação digital?

A animação digital nada mais é do que a arte de criar imagens em movimento utilizando tecnologia (lê-se computadores). Fazendo uso de recursos de computação gráfica que surgiram durante a era da animação por computador, esse subcampo da computação gráfica e da animação é capaz de construir os já populares gráficos 2D e 3D. Produções feitas em animação digital podem ter destinos variados, sendo eles para o próprio computador, mas também por vezes, como para filmes dedicados a publicidade e ao cinema.

No mundo do cinematográfico a animação já e tão valorizada que a própria premiação do Oscar tem uma categoria para essa técnica desde 1932. Em 2018, o vencedor na categoria melhor curta-metragem de animação foi “Dear Basketball”, animação digital de Kobe Bryant, ex jogador de basquete.

Animação Digital

No que um video de animação digital pode ser utilizado?

Engana-se quem pensa que todo o potencial de uma animação digital esteja apenas nas mãos do cinema. Esta técnica pode ser utlizada por diversos setores que vão desde à tv até as estratégias de video direcionadas para a internet.

Na televisão, a animação digital pode ser utilizada na criação de vinhetas e aberturas de programas. No mundo publicitário a técnica pode ser utilizada para comerciais veiculados por diferentes mídias, inclusive em videos para a internet. No setor educacional, videos em animação digital são ótimas formas usadas para cursos de educação a distância, treinamentos empresariais ou para vídeos de aulas complementares.

Seja na produção de um video de comunicação interna, institucional ou publicitário, a animação digital pode construir um material atraente e inovador para sua marca. Abaixo você confere um bom exemplo de video publicitário feito pela Unimed-Rio em parceria com a Viralata:

Mercado brasileiro e a animação digital

A animação brasileira está mais em alta do que nunca. As produções para TV e web são as que mais demandam, o que não é tão surpreendente de se saber hoje em dia. No cinema, o mercado tende a crescer graças às distribuidoras que começam a trabalhar cada vez mais com a animação nacional. Entre os anos de 2001 à 2016, chegaram aos cinemas 18 animações brasileiras longas-metragens, e a projeção é de crescer cada vez mais nos próximos anos.

Videos feitos com animação digital crescem entre as agências de propaganda, sejam para publicidades vinculadas via web ou na televisão. Com a crescente importância da internet em nossas vidas, uma outra forma de utilização das animações vem crescendo no campo dos sites de empresas e na construção de infográficos animados para portais jornalísticos e revistas. 

Como a animação digital surgiu?

animação digital

A história da animação digital está diretamente relacionada com a história da computação gráfica. Desde os primeiros dispositivos criados, foram percebidas as possibilidades de seu uso para a geração de ilusão de movimento. Como funciona esta ilusão? É simples: uma imagem é apresentada no monitor do computador e em seguida rapidamente substituída por uma nova imagem, semelhante à anterior, mas ligeiramente modificada. Esta técnica é idêntica ao modo como a ilusão de movimento é conseguida  em meios como a televisão e em filmes.

A primeira animação digital da historia

Produzida em 1963 pela empresa estadunidense AT&T (antiga Bell Labs), a animação simula a órbita de um satélite ao redor da Terra. O programa usado (FORTRAN) é do tempo em que os computadores usavam cartões perfurados para rodar softwares. Depois de serem renderizadas nos “pré-históricos” IBM 7090 e 7094, a animação teve seus frames impressos em microfilme – o que permitia que fosse exibida por meio de projetores. Leia mais sobre a primeira animação feita por um computador na matéria em inglês da Gizmodo.

Os tipos de animação digital

Falar em animação digital é lembrar de dois termos bem específicos: animação 2D e animação 3D. Mas o que marca cada uma dessas técnicas e no que elas se diferenciam?! Pois é, chegou a hora de compreender tais diferenças!

Uma animação 3D pode ser entendida como o sucessor digital da animação por stop motion. No cinema, ela surgiu como recurso para criar efeitos especiais que nos aproximassem cada vez mais da realidade. Casos famosos por sua utilização são filmes como “Star Wars”, “Titanic”, “Godzilla” e outros vários clássicos de Hollywood. Com este recurso crescendo cada vez mais, começaram a ser criados filmes totalmente digitais, destinados principalmente ao público infantil, pelo fato de ter como temática assuntos do imaginário e fantasia.

A animação 2D (duas dimensões) é uma das formas mais antigas e tradicionais de animação. São desenhos estáticos com ligeiras diferenças que reproduzidos em sequência produzem a ilusão de movimento num espaço bidimensional. Em 30 de janeiro de 2018 nós escrevemos um super artigo sobre animação 2D, abordando os aspectos financeiros sobre esta arte, sua história e as diferentes técnicas de animação ao longo dos anos. Vale a pena a releitura!

Conclusão

Usada pelas mais diferentes áreas, a animação digital transformou-se numa técnica responsável por construir um mundo de inovações jamais visto. De desenhos infantis à videos corporativos, no mundo dos negócios as animações podem contribuir na construção de um novo posicionamento para uma marca, além de assegurar uma imagem inovadora e antenada sua perante a concorrência e seus clientes.

Conte com a Viralata para produzir o melhor vídeo animado para seu negócio! Para mais, acesse nosso portfólio e agende uma conversa conosco!