]Comunicação Visual: 3 motivos para investir na sua!

Blog da Produtora Audiovisual Viralata

Aqui você encontra tudo sobre o mundo da produção audiovisual e mais

Comunicação Visual

Comunicação Visual: motivos pelos quais ela pode ajudar sua marca!

O mundo dos negócios é marcado por uma série de setores, funções e conceitos que permeiam toda a dinâmica mercadológica. Dentre um mundo de protocolos e diretrizes a serem seguidas pelas empresas, um dos mais importantes aspectos que devem ser trabalhados é a chamada comunicação visual.

Você conhece o famoso ditado que diz “a primeira impressão é a que conta”!? Pois é, nem sempre ele pode ser aplicado, mas no mundo dos negócios essas palavras fazem todo o sentido. A partir do momento em que você compreende que sua identidade visual funciona como um cartão de visitas entre você e o seu público-alvo, as suas primeiras impressões poderão contribuir ou arruinar muito do que estiver em jogo.

Neste artigo você vai ler sobre:

  • O que é a comunicação visual
  • Como usa-la para atrair o seu público
  • Ótimos motivos em que ela pode ajudar sua marca
  • Conclusão

 

Entendendo a comunicação visual

 

Comunicação Visual

Toda tentativa de se expressar uma mensagem por elementos visuais caracterizam a comunicação visual. Quando uma empresa produz infográficos, campanhas utilizando vídeos ou imagens em suas peças publicitárias, ela está fazendo o uso da comunicação visual.

No mundo moderno somos bombardeados por informações e estímulos o tempo inteiro, não é mesmo?! Devido a tamanhas demandas por atenção, empresas buscam respostas ágeis e complexas, mas de fácil compreensão para o consumo de seu público-alvo. Com uma comunicação visual eficiente e bem estruturada, fornecer esse tipo de conteúdo é totalmente possível.

Acompanhe as tendências para a comunicação visual de 2018 no artigo especial feito pela Alumipac. No texto feito em junho de 2017, você consegue se informar sobre 4 tendências que estão auxiliando marcas a turbinar cada vez mais suas identidades visuais e saltar aos olhos do público!

 

Como melhor atrair o público?

Comunicação Visual

Construir informações a partir de imagens ou gráficos pode não ser um trabalho tão fácil quanto se pensa. Contudo, esse esforço fará saltar a imagem de sua empresa em meio a concorrência, podendo atrair novos clientes e construir um novo posicionamento para a marca.

Utilizar imagens e recursos audiovisuais para veicular uma informação gera mais resultados positivos do que apenas textos escritos por motivos de:

  • Textos chamam menos atenção: os textos precisam ser lidos e interpretados pelo consumidor antes de causar qualquer comoção. Isso demanda tempo e uma concentração que nem sempre o público está disposto a utilizar!

  • Textos sofrem interpretações diferentes: nem sempre mensagens escritas serão corretamente interpretadas pelos receptores, o que pode causar problemas grandiosos. Enquanto isso, um produto audiovisual atinge o público de forma mais instantânea e possível da compreensão desejada.

 

Três motivos para fazer uma comunicação visual de qualidade

Construção de credibilidade

Os consumidores atuais não se apegam apenas ao belo, mas também na credibilidade das marcas. Quanto maior a seriedade e credibilidade, mais consumidores serão cativados. A identidade visual é muito importante para construir essa imagem mas ela sozinha não contribui para isso. Para alcançar a sonhada credibilidade, os setores de comunicação e relações de uma empresa precisam estar alinhados, de maneira que o mesmo posicionamento e logística circule entre os departamentos. Compreenda com maior detalhe a importância de uma comunicação interna em nosso artigo de 27 de março.

Fortalecimento de marca

Consumidores têm problemas e são as empresas que precisam mostrar as soluções. Tão importante quanto demonstrar seu valor ao público, uma empresa necessita ter uma boa comunicação visual para se destacar e fixar sua imagem na memória do consumidor.

Conquista de espaço no mercado

Garantindo clientes fiéis, uma marca torna-se mais conhecida. O seu lugar em meio aos holofotes também será conquistado com um bom investimento em divulgação, onde vídeos e imagens surgem como ótimas opções na montagem de sua estratégia de anúncio.

 

Concluindo

A comunicação visual pode ser feita de diversas formas, fazendo uso dos mais variados produtos. Ela pode ser pensada desde a decoração interna ou externa dos ambientes da uma organização, envelopamento de veículos, adesivação de vitrines, adesivação de ambientes, produção de videos impressão, de banners, entre tantos outros.

Quanto maior o investimento em sua comunicação visual, maior serão as chances de usufruir das mais diferentes formas e opções que ela pode ser trabalhada. Investir na identidade visual de uma marca não é apenas um detalhe, mas sim uma forma importante de atração e fidelização de clientes.

Deseja aproveitar as vantagens dessa comunicação para sua marca e investir em audiovisual?! Então conte com a Viralata! Há mais de 8 anos no mercado, a produtora oferece vasta experiência na produção de vídeos e conhecimentos capazes de guiar sua marca no caminho do sucesso.